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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O trabalho do diretor e coordenador pedagógico: "A sala de aula".

Este é um breve relato das obrigações do diretor e coordenador pedagógico com a escola.
Administrar uma escola não deve ser fácil, mas um bom administrador sabe delegar as tarefas. Dentro da escola não é diferente. Funcionário para cada e devida função. É o que vemos na escola, professor, auxiliar de limpeza, merendeira, secretários, coordenadores, vicies e mais.
De acordo com o Regimento Escolar, Artigo nº. 129/2006-Resolução CEE/TO, "a função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso."

O diretor se preocupa com todos e com o que cada um faz. A integração do público interno e externo, a adaptação dos alunos, organização e controle, planejamento, finanças, avaliação de resultados e relatórios fazem parte da tarefa do diretor.

Já o coordenador pedagógico está voltado para exercer a função de organização dos professores em orientação com o material que será trabalhado na sala de aula e na escola. Esta função é de suma importância e de suma responsabilidade, pois o pensamento deste está no que o aluno irá aprender e como ele irá aprender, e se será útil para o seu desenvolvimento em geral. Dentre estas existem muitas coisas a serem feitas por eles, mas o foco desse blog é a "A sala de aula".


Dentro desta perspectiva do trabalho do diretor e do coordenador pedagógico fica focado o auxilio do professor como protagonista principal das orientação do diretor e coordenador, cabe aqui não desmerecer a autonomia do professor na sala de aula. O contato dos alunos com o professor em sala de aula sobressai em termo de afinidade e respeito. O professor goza das prerrogativas entre seu ambiente de trabalho.

A supervisão pedagógica do ensino ainda é muito fragilizada em algumas escola públicas, o que dificulta o trabalho do professor. José Carlos Souza Araújo, p. 49, 50 diz que:

...a sala de aula é um lugar que faz circular intenções e projetos, os quais são fruto da vontade socializada dos adultos, urge que a concepção histórico-crítica se debruce sobre o pedagógico, para torna-se também teoria pedagógica.

Não se pode, porém, sobrestimar a sala de aula, porque ela é apenas parte do fenómeno educativo escolar; e a escola é apenas parcela do fenómeno educativo que se desenrola pelo processo de nossa existência.

Muito pouco se pode interferir no processo de ensino, a menos que autorizados pelo professor, cujo protagonismo no cenário da sala de aula é irrefutável. mesmo a equipe gestora de uma escola tende a consider este lugar (a sala de aula) como de uso restrito. esta mantalidade se incorpora de tal forma que começa a se neutralizar a idéia de que o trabalho pedagógico pertençe apenas ao professor, não cabendo nenhum tipo de controle social sobre como se desenrola, mesmo quando este ocorre de forma disjuntiva com o projeto da escola. LUDKE & SORDI (Revista da Avaliação da Educação Superior v. 1, n. 1 (jul.1996)

Segundo Maura Barbosa, coordenadora pedagógica, em uma entrevista a revista Nova Escola salienta “Tudo o que acontece é importante para saber se as condições de aprendizagem estão garantidas.” Segundo ela, o diretor está cuidando do lado pedagógico quando se preocupa com a qualidade do ensino, observa e analisa detalhes da rotina escolar. “Se os alunos saem constantemente da sala de aula e demoram a voltar, é indício de que algo não deve estar funcionando bem dentro da classe e isso precisa ser averiguado”. Ainda acrescenta a coordenadora do estado Laura Bandoni de Oliveira: Os diretores de escolas britânicas não só acompanham o que se passa nas classes mas também não deixam de ser professores e dar pelo menos uma aula por semana. Para ela, essa interação é essencial para o bom funcionamento da equipe. “O diretor precisa entender a dinâmica da sala de aula para conseguir compreender em detalhes a realidade de sua escola". De sua opinião.

"Os diretores fazendo o papel de professores". Você acredita que isso pode aconteçer aqui no Brasil?






9 comentários:

  1. O trabalho do professor e coordenador em sala de aula é uma junção de suma importância para que o desenvolvimento dos alunos em sala seja rica. O professor antes de mais nada promove as aulas e a orientação da coordenação auxiliar para que isso aconteça.

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  2. Este conceito reforça a idéia de escola como uma instituição organizada onde todos deve trabalhar para melhor desenpenho, onde coordenador professor e aluno vivenciam junto as relações formais e informais,porém obedecendo ás normas.Só assim todo o trabalho assim dirigindo pela istituição tenha um desenpenho favoravél.

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  3. Essa parceria da participação do gestor e do coordenador pedagógico na sala de aula juntamente com o professor e o aluno é uma parceria importantíssima para que haja sucesso no processo de ensino aprendizagem e acredito que vá mais além, Mas é preciso que o gestor e o coordenador tenham uma relação de amorosidade, equipe, compartilhamento etc. com o professor para não ficar parecendo para esse ultimo que o gestor e o coordenador estão fiscalizando seu trabalho.

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  4. As atribuições dadas a diretores e coordenadores são inúmeras dentro de uma escola.Contudo com organização,respeito e coerência, cada um conseguirá desenvolver sua função, desenpenhando seu papel como profissional, não deixando de ter em foco; a organização da escola, a participação da comunidade(pais, associação de moradores e demais pessoas se assim desejarem) tudo isso visando o crescimento da escola e o alcance do real objetivo da educação, que é conduzir cidadãos ao pensamento e ao exercício da cidadãnia.

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  5. As funções dos gestores são prioritariamente estabelecer essa conexão escola e pais, através das relações interpessoais; promover encontros de formação continuada para os professores. Ao meu entender possui grande importância no conjunto do trabalho pedagógico, dando suporte sempre que necessários ao professor e aos pais, promovendo o bem estar do ambiente escolar.

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  6. Oi Suzy,

    Lendo o conteúdo do seu blog refleti sobre algo que nunca me havia nem passado pela cabeça: a escola é o reflexo da sala de aula! E não é que isso é verdade?! O que é a sala de aula, senão o reflexo do que acontece fora dela???

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  7. è necessario que haja uma parceria entre diretor e professor pois isto deixa os alunos mais seguros e os mesmos observam que o trabalho do diretor e professor um depedem do outro para que se tenha resultados.

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  8. O diretor é com certeza a maior autoridade da escola, ele cobra mas é muito mais cobrado, será elogiado quando acertar, mas sua punição será severa em seu erro. Mas ele deve buscar parcerias em sua administração, para que todos saiam ganhando, a escola, professores, alunos entre outros.
    O diretor não deve confundir autoridade com autoritarismo. O sábio conquista, o tolo manipula.

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  9. Bem...na escola em que fiz estágio a diretora já havia sido professora e a vice era professora de EJA. Isso facilitava muito o trabalho delas na minha visão, era possível perceber que elas tinham domínio do que estavam falando. As diretoras sabiam o perfil dos alunos tanto pelo fato de terem sido alunos das mesmas como por se interessar em conhecer o mesmo e a família.
    Então eu acredito que não só deve acontecer a parceria como os diretores vivenciarem o ser professor,os problemas enfrentados diarimanete. É algo possível de acontecer com certeza, basta criar situações favoráveis desde o planejamento do ano letivo.

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